quarta-feira, 18 de julho de 2012

Jovens podem ser médiuns?



Peço licença aos amigos conhecedores do Espiritismo para bordar um assunto simples e importantíssimo, que pode causar estranheza aos novos adeptos da Doutrina: a mediunidade nos jovens.
A mediunidade exige uma conduta cristã coerente com os ensinos dos espíritos superiores, por isso, os que não conhecem a Codificação, a Revista Espírita nem a história do Espiritismo no Brasil e no mundo podem concluir que os jovens não têm condições de participar de reuniões mediúnicas nem de receber elevadas comunicações espirituais. É um engano ingênuo e perigoso, mas facilmente superado se compreendemos a Lei da reencarnação e a função educativa da faculdade mediúnica.
Um belo trecho do filme Chico Xavier, 2010, direção de Daniel Filho, representa uma experiência real em que o menino Chico, com 12 anos de idade, psicografa em sala de aula observado pela professora e pelos alunos. Obviamente, ele vivenciava a mediunidade desde criança.
Outro relato famoso é o de Ermance Dufaux, uma jovem que muito auxilia Allan Kardec na Codificação Espírita. O interessante é que o codificador, que normalmente não identifica os médiuns, faz questão de destacar a idade de Ermance, talvez prevendo que além do preconceito contra o Espiritismo teríamos que combater o preconceito contra a mediunidade dos jovens.
Conhecemos, também, jovens que vencendo o preconceito tão combatido por Kardec dão sua valiosa contribuição a espíritos desencarnados, bem como, recebem excelentes mensagens espirituais. Citamos Francisco Xavier e Ermance Dufaux por conta de serem conhecidos. Mas, uma das melhores médiuns que conheço, hoje, com mais de setenta anos, começou a participar de reuniões mediúnicas com quatorze. Parece que a mediunidade bem conduzida desde a juventude é uma excelente opção para se ter uma vida saudável e espiritualizar-se.
Um trecho eloquente sobre a mediunidade a ser vivida nas diversas idades encontra-se no Evangelho Segundo o Espiritismo em uma feliz combinação entre uma profecia anunciada no Antigo Testamento, repetida pelo Apóstolo Pedro e comentada por Kardec. É a união do profetismo do Antigo Testamento com os ensinos do Cristo e com o Consolador, por isso, negar aos jovens a oportunidade de estudar e vivenciar o fenômeno mediúnico é trair o legado da sabedoria milenar sintetizada na Doutrina dos Espíritos.
Seguem os trechos da Revista Espírita de Allan Kardec, o amigo codificador, e do Evangelho Segundo o Espiritismo. Amigos e amigas, que honremos as verdades espirituais auxiliando-nos uns aos outros a seremos melhores cristãos.
Boa semana e boas práticas mediúnicas!

Revista Espírita
HISTÓRIA DE SUA VIDA DITADA POR ELE MESMO À SENHORITA ERMANCE DUFAUX.

Falando da História de Joana D'Arc ditada por ela mesma, e da qual nos propusemos citar diversas passagens, dissemos que a senhorita Dufaux havia escrito, do mesmo modo, a História de Luís XI. Esse trabalho, um dos mais completos nesse gênero, contém documentos preciosos do ponto de vista histórico. Luís XI nele se mostra o profundo político que conhecemos; mas, além disso, nos dá a chave de vários fatos até então inexplicados. Do ponto de vista espírita, é um dos mais curiosos modelos de trabalhos de longo fôlego produzidos pelos Espíritos. A esse respeito, duas coisas são particularmente notáveis: a rapidez da execução (quinze dias bastaram para ditar a matéria de um grande volume); em segundo lugar, a lembrança, tão precisa, que um Espírito pode conservar dos acontecimentos da vida terrestre. Àqueles que duvidarem da origem desse trabalho, e honrando a memória da senhorita Dufaux, responderemos que seria preciso, com efeito, da parte de uma criança de catorze anos, uma memória bem fenomenal, e um talento de uma precocidade não menos extraordinária, para escrever, num único impulso, uma obra dessa natureza; mas, supondo que assim fosse, perguntaremos onde essa criança teria haurido as explicações inéditas da suspeitosa política de Luís XI, e se não fora mais interessante, aos seus pais, disso lhes deixar mérito. Das diversas histórias escritas por seu intermédio, a de Joana DArc foi a única publicada. Fazemos votos para que as outras cedo o sejam, e lhes predizemos um sucesso tanto maior quanto as ideias espíritas são, hoje, mais difundidas. (Revista Espírita, 1858)

CONVERSAS FAMILIARES DE ALÉM-TÚMULO.
O ASSASSINO LEMAIRE.

Condenado pelo Supremo Tribunal de Justiça Criminal, de Aisne, à pena de morte e executado em 31 de dezembro de 1857, evocado em 29 de janeiro de 1858.

1. Peço a Deus Todo-Poderoso permitir ao assassino Lemaire, executado em 31 de dezembro de 1857, vir entre nós. - Resp. Aqui estou.
(...)
3. Que sentimento experimentas diante de nós? - Resp. A vergonha.
4. Como uma jovem, doce como um cordeiro, pode servir de intermediário a um ser sanguinário como tu? - Resp. Deus o permitiu.  (Revista Espírita, 1858)

Evangelho Segundo o Espiritismo
       
  E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que Eu derramarei do meu Espírito sobre toda a carne, e profetizarão os vossos filhos, e vossas filhas, e os vossos mancebos verão visões, e os vossos anciãos sonharão sonhos. E certamente naqueles dias derramarei do meu Espírito sobre os meus servos e sobre minhas servas, e profetizarão. (ATOS, II: 17-18)
(...)
 Quis o Senhor que a luz se fizesse para todos os homens, e que a voz dos Espíritos penetrasse por toda a parte, a fim de que cada um pudesse obter a prova da imortalidade. É com esse objetivo que os Espíritos se manifestam hoje por toda a Terra, e que a mediunidade revelando-se entre as pessoas de todas as idades e de todas as condições, entre homens e mulheres, crianças e velhos, constitui um sinal que os tempos chegaram. Para conhecer as coisas do mundo visível, descobrir os segredos da natureza material, Deus concedeu aos homens a vista física, os sentidos corporais e os instrumentos especiais.

(...)
 O médium que não quer perder a assistência dos Bons Espíritos deve trabalhar pela sua própria melhoria. O que deseja que a sua faculdade se engrandeça e desenvolva, deve engrandecer-se moralmente abstendo-se de tudo o que possa desviá-la da sua finalidade providencial. Se os Bons Espíritos às vezes se servem de instrumentos imperfeitos, é para bem aconselhá-los e procurar levá-los ao bem; mas se encontram corações endurecidos, e se os seus conselhos não são OUVIDOS retiram-se, e os maus têm então o campo livre.  (ESE, Cap. XXVIII) 

Jovens podem ser médiuns? 
Devem.

Um comentário:

Tobias disse...

Belo estudo meu amigo.
Me ajudará muito no meu trabalho.
Obrigado pelo seu trabalho.